Menu

RESENHA: ESTILHAÇA-ME, DE TAHEREH MAFI






Livro: Estilhaça-me (Shatter-Me)
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304



Estilhaça-me é o primeiro volume da trilogia da escritora americana Tahereh Mafi. O livro foi baseado na HQ X-Men e já teve seus direitos de adaptação comprados pela 20th Century Fox.

No livro, o mundo entrou em colapso devido às ações dos seres humanos e por isso, o meio ambiente foi destruído. As pessoas não possuem alimentos ou água em abundância, a vegetação e os animais são quase inexistentes e por isso, tudo é altamente controlado. O Restabelecimento é uma iniciativa que deveria ajudar a sociedade, no entanto, suas ações não condizem com as promessas.

Juliette é uma garota de 17 aos que não pode tocar em ninguém devido ao seu toque letal. Foi rejeitada pelos pais e pela sociedade, apesar de nunca ter desejado machucar ninguém. Por causa de seu passado, vive trancada em um manicômio afastada de tudo e todos até que O Restabelecimento decide usá-la como uma poderosa arma de tortura.

– Ela nem está chorando – acrescenta alguém. – As garotas costumam implorar por misericórdia a esta altura.

Comecei a ler o livro torcendo MUITO para ele ser bom e ele superou as minhas expectativas. Com uma escrita completamente diferente de tudo que já li, com palavras riscadas e repetidas, Tahereh sabe mesmo como deixar a narrativa interessante sem ser irritante. Ela também soube explorar bem os personagens.

Juliette é a principal protagonista e narradora. Depois de passar anos sem contato com ninguém, ela fica petrificada quando descobre que não precisa ser assim com todos. Confesso que as vezes ela me irrita um pouco por ser tão problemática em relação à própria aceitação, mas também é possível entender que ela seja assim. E quando você acha que tem inúmeras crises existenciais, Juliette vai lá e te dá um tapa na cara e mostra O QUE são crises existenciais.

Mas o que seria de Estilhaça-me sem um romance? É por isso que existe Adam. O envolvimento dos dois parece começar de forma simples, mas nas primeiras páginas, percebe-se que não é bem assim. A química entre os dois é inegável, os momentos a sós são bem quentes... literalmente.


Ele está passando as mãos pelo meu corpo, passando os olhos em meu rosto, dando voltas com seu coração e eu estou correndo maratonas com minha mente.

Warner é a bipolaridade em pessoa, mas acima de tudo é um mega vilão, não permite traições, é mentiroso, manipulador e gosta de ser assim. James é experto e te faz rir com suas perguntas e atitudes. Kenji é aquele amigo sem filtro na língua e sem noção que todo mundo tem e por isso é a diversão em pessoa.

Estilhaça-me é ação do começo ao fim e quanto mais a leitura avança, mais é possível perceber a inspiração vinda de X-Men, principalmente em relação aos poderes dos personagens mas para por aí, a história é completamente diferente. Como uma fiel leitora de romances (uma vez que no universo das pessoas normais, romance é amor), posso garantir que o livro não deixa nada a desejar nesse sentido, vai te fazer suspirar várias vezes!

0 Comentários:

Postar um comentário